Universo AI

O que é Chatbot?

10/06/2018

O que é chatbot?

Chatbot é a tecnologia capaz de simular uma conversa com um usuário como se fosse um humano. Essa tecnologia utiliza Inteligência Artifical e é continuamente aperfeiçoada para entender cada vez mais as intenções digitas em um diálogo. Assemelham-se à fala e conversação humana, e são capacitados para desenvolver uma conversa em redes sociais, por exemplo. Este recurso ganhou popularidade nos últimos anos e provavelmente você já deve ter conversado com um robô.

Serviços comuns e utilizados diariamente já usam o robô para realizar funções simples como pedir refeição, alugar uma casa ou apartamento, diagnósticos médicos e diversas outras, através de softwares e aplicativos.

O chatbot funciona de forma que necessita entender a necessidade do usuário através de plataformas de troca de mensagens e resolve-la, através de respostas simples e descomplicadas. Para compreender as questões do usuário um chatbot utiliza de I.A.(Inteligência Artificial) e PLN(Processamento de Linguagem Natural)

Machine Learning

Definido em 1959 como “campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender sem serem explicitamente programados”. É um tipo de inteligência artificial que utiliza algoritmos e padrões para aperfeiçoar tomadas de decisões dos softwares e computadores.

Nos chatbots a aplicação é feita através das mensagens digitadas pelos usuários, afim de reconhecer padrões, entidades e intenções. A máquina é capaz de responder ao usuário com a pergunta adequada sem que haja uma intervenção humana. Nesse momento é utilizado o PLN para entender o que o usuário deseja sem que o mesmo necessite digitar uma frase especifica ou esperada.

E agora?

Os chatbots já estão ai e são uma realidade. O Facebook anunciou que há anos investe no desenvolvimento desse programa, com o intuito de aperfeiçoar habilidades específicas como, por exemplo, “recordar” diálogos anteriores.

A Inteligência Artificial desenvolvida e aplicada nos bots é trabalhada em bancos de dados que quanto mais extensos, mais eficientes para desempenhar suas atividades. No Facebook, este arquivo tem mais de 160 mil falas e cada chatbot recebeu uma biografia, para que desenvolvesse uma personalidade congruente.

Porém, o Facebook não é a única companhia a apostar na utilização dos chatbots. Grandes e pequenas empresas, novas startups e comércios online começarão a enxergar a capacidade das conversas automatizadas no ano de 2018, aumentando a procura pelos bots, com o intuito de baixar custos, aumentar vendas, prestar suporte e melhorar a comunicação em seus empreendimentos. Os chatbots não substituem humanos, porém tem potencial para substituir o trabalho repetitivo de uma pessoa, tornando ela capaz de trabalhar em tarefas mais dinâmicas.

O que você acha de construir seu próprio ChatBot, sem precisar de uma empresa ou entender de tecnologia? Clique aqui e comece agora mesmo a fazer parte desta nova realidade.

Robert Lucena

Robert Lucena
CEO da Gobot.