Universo AI

O que é inteligência artificial?

31/07/2018

inteligência artificil no meu negócio?

A Inteligência Artificial (IA) é desenvolvida por softwares e/ou mecanismos similares, porém possui semelhanças à inteligência humana. É objeto de estudo de uma das vertentes da Ciência da Computação, que é a área responsável por desenvolver e pesquisar tecnologias qualificadas de reproduzir e simular o raciocínio humano.

Um dos objetivos principais das pesquisas voltadas à inteligência artificial é estudar e projetar os agentes inteligentes. Os agentes inteligentes são utilizados para fazer com que computadores e outros dispositivos se comportem de maneira que “pensem” como seres humanos e analisem as situações trazendo resultados e respostas.

Os estudos dessa área apresentam resultados positivos, que transpassam as ficções cientificas e tornam-se aos poucos uma realidade no desenvolvimento tecnológico. Isso porque, a intenção não é apenas resolver problemas matemáticos, algoritmos ou soluções lógicas e racionais, mas também criar deduções através de informações obtidas e fragmentadas, assim como no sistema neurológico humano..

No sistema neural humano uma célula transmite informações para outra, os dados dessas informações são combinados e através destes o organismo encontra uma solução possível. Já a ciência da computação trabalha com diferentes programas que utilizam basicamente a mesma linguagem, onde através de uma lógica simples (para uma pergunta x, a resposta é y) ativam um sistema inteligente. O objetivo então da IA é fazer com que a máquina funcione como os neurônios humanos.

Claro que as pesquisas não se limitam apenas ao cérebro, isso porque o comportamento humano como um todo é alvo dos estudos, como por exemplo, as funções motoras, fala e associação de palavras (...). Porém, ainda existem muitas dúvidas sobre a capacidade do desenvolvimento tecnológico, será possível um robô se tornar mais inteligente que seu criador?

inteligência artificial na prática

A utilização da Inteligência Artificial está mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos, mesmo que pareça distante e futurístico.

Podemos usar como exemplo o desenvolvimento de videogames que tornam os jogos cada vez mais reais e semelhantes às atividades humanas, as câmeras fotográficas que fazem o reconhecimento facial e oferecem diversas possibilidades através desse recurso ao fotografar e mais simples que essas funções é o corretor automático que ao detectar erros na sintaxe da frase, oferece opções de correção.

Utilização da AI nos chatbots

O chatbot é um programa de conversação que utiliza a inteligência artificial para reconhecer padrões, intenções e prover ao usuário respostas assertivas. Faz integrações com diversos sistemas e está disponível 24 horas por dia. Com a utilização de A.I. o chatbos aumentam em proporções gigantescas seu alcance. Podendo ser aplicado em diversos cenários.

Faq

Com utilização de apis de PLN(Processamento de Linguagem Natural) um chatbot é capaz de responder perguntas ainda que o usuário não digite exatamente o esperado.

Sac

O chatbot consegue realizar todas as operações pertinentes à um serviço de SAC. Sendo capaz de processar o pedido de um cliente e até mesmo retornar alguma informação necessária.

Vendas

Com utilização de AI para reconhecer comportamentos, um chatbot é capaz de trabalhar como um assistente de vendas. Sugerindo peças e produtos baseados em ações passadas e ainda oferecer promoções com base em uma margem de desconto por exemplo.

Integrações

Integre seu chatbot ao seu sitema ERP para consultar disponibilidade de um produto, preço, localização de uma loja, abertura de chamados, realização de pedidos, 2ª via de boletos e etc...

Cobrança

Baseado em margens um chatbot é capaz de negociar com seu cliente um desconto ou até mesmo sugerir uma data de pagamento para uma fatura em atraso.

Saiba mais sobre como aplicar inteligência artificial no seu negócio acessando nosso site.

Robert Lucena

Robert Lucena
CEO da Gobot.